ABRA SUA MENTE



Fecha teus olhos,abre tua mente e teu coração para a Verdade ...,porque

Ela pode ser invisível aos olhos humanos.Mas não aos olhos da sua consciência







Seguidores

terça-feira, 9 de julho de 2013

SEMIROMBA


 

Queridos irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Pois bem irmãos dia 4 de outubro foi o dia dedicado a São Francisco de Assis, nós umbandistas chamamos de Semiromba, que quer dizer homem puro. Ontem em conversa com um preto-velho, este me disse que eu deveria sempre no final de um ato dizer: "Semirombá" que é uma saudação a este grande militador das hostes espirituais, São Francisco foi considerado um dos homens mais puros que passaram na terra junto com Jesus Cristo e João Batista. Então em homenagem a este preto-velho que eu jurei a seus pés que me espelharia em Semiromba segue uma pequena explicação esotérica de Semiromba e o Cântico ao sol que foi seu último texto escrito em vida.

Como bem sabemos a Umbanda é dividida em sete-linhas e cada linha é chefiada por um orixá a primeira linha é chefiada por Orixalá ou Oxalá e nesta falange a legiões de vários espirítos.
Esta Linha representa a força máxima da Umbanda, de onde provém o êxito de todos os trabalhos. é composta de diferentes espíritos de diferentes raças da Terra, não somente brancos e negros, entre eles os espíritos de pretos velhos, padres e freiras, culas almas purificadas atingiram a perfeição. Exemplo de entidades que baixam nesta linha são: Caboclo Aymoré, Urubatão da Guia, Sultão das Matas, Ubiratan, Preto-Velho Pai Francisco, Pai Jeremias, Vovó Rita, os Cosminhos: Luz da Manhã, Raio de Sol, Luz do Luar, Exu Sete Encruzilhada, Exu Maioral, Exu Rei. Exu Lúcifer, Pomba-Gira Alteza, Rainha, Dona Sete-Encruzilhadas entre outras entidades.
As legiões desta linha são comandadas por:


Legião de Santo António- Este comanda os Exus de Oxalá

Legião de Santo Onofre- Comanda os Caboclos de Oxalá
Legião de Santa Catarina - Comanda os Cosminhos de Oxalá
Legião de Santo Expedito- Comanda os Comandants Universais, cruzamento com Ogum
Legião de Santa Rita de Cássia - COmanda o cruzamento com a linha d´agua
Legião de São Francisco de Assis (Semiromba-frade)- Comanda a linha mais pura, os Médicos, e Orientais.
Legião de São Benedito ou Benzet- Comanda a Linha dos Pretos-Velhos de Oxalá

Cântico ao Sol

“Altíssimo, onipotente, bom Senhor, Teus são o louvor, a glória, a honra E toda a benção. Só a ti, Altíssimo, são devidos; E homem algum é digno De te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor, Com todas as tuas criaturas, Especialmente o Senhor Irmão Sol, Que clareia o dia E com sua luz nos alumia. E ele é belo e radiante Com grande esplendor: De ti, Altíssimo é a imagem.
Louvado sejas, meu Senhor, Pela irmã Lua e as Estrelas, Que no céu formaste claras E preciosas e belas. Louvado sejas, meu Senhor, Pelo irmão Vento, Pelo ar, ou nublado Ou sereno, e todo o tempo Pela qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor, Pela irmã Água, Que é muito útil e humilde. E preciosa e casta. Louvado sejas, meu Senhor, Pelo irmão Fogo Pelo qual iluminas a noite E ele é belo e jucundo E vigoroso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, Por nossa irmã a mãe Terra Que nos sustenta e governa, E produz frutos diversos E coloridas flores e ervas. Louvado sejas, meu Senhor, Pelos que perdoam por teu amor, E suportam enfermidades e tribulações. Bem aventurados os que sustentam a paz, Que por ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor, Por nossa irmã a Morte corporal, Da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar Conformes á tua santíssima vontade, Porque a morte segunda não lhes fará mal!
Louvai e bendizei a meu Senhor, E dai-lhe graças, E servi-o com grande humildade. “

Axé a todos irmãos
Emidio de Ogum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.